Você está visualizando atualmente É hora de mobilizar para salvar Fechos

É hora de mobilizar para salvar Fechos

Fonte: site  www.pasargada.etc.br

Confira o que foi discutido em reunião aberta sobre o projeto de expansão da Vale

No último sábado, dia 03 de março de 2012, aconteceu no Restaurante Preferidos do Rei, uma reunião aberta que contou com a participação de aproximadamente  70 moradores do Pasárgada. O intuito do encontro foi apresentar os detalhes do projeto de expansão da Mina Tamanduá da Vale e debater as implicações no cotidiano de quem vive ou transita na região.

Foram discutidas também outras alternativas e ações que a comunidade pode desencadear no sentido de conseguir – por meio de diálogo junto à empresa, ao poder público, órgãos ambientais e sociedade de forma geral – que os objetivos da empresa não tragam danos não só ao Pasárgada, como para toda a região, especialmente para a Estação Ecológica de Fechos, que terá sua área de amortecimento fortemente impactada.

A diretoria da Aspas apresentou o mapa com a localização onde a empresa pretende ampliar a cava e as pilhas de rejeitos de minério. “A expansão das atividades da empresa pode causar danos irreversíveis à Estação Ecológica de Fechos, área prioritária de conservação, que possui nascentes com água considerada de Classe Especial por definição do Instituto Mineiro de Preservação das Águas (Igam) e diversas espécies da fauna e flora em processo de extinção”, informou o diretor de Meio Ambiente da Aspas, Paulo Sérgio Ferreira Neto.

Um dos graves problemas que será causado com a expansão da mineração na região, é a possibilidade de rebaixamento do lençol freático em decorrência do aprofundamento da lavra, o que pode comprometer as diversas nascentes na porção da zona de amortecimento da EEFechos. “A microbacia de Fechos é uma área de relevante de recarga de aquíferos dos córregos Tamanduá e Fechos, que juntamente com outras microbacias da região, contribuem com o abastecimento de água de cerca de 100 mil moradores do sul de Belo Horizonte, por meio do sistema de distribuição gerenciado pela Copasa”, lembrou Paulo Sérgio.

Como se não bastasse, a interferência negativa na qualidade de vida dos moradores da região, que já é impactada pelas atividades das Minas Tamanduá, Capitão do Mato e Mar Azul será potencializada, com o aumento dos impactos visuais, poeira, barulho, mudança do trajeto da estrada de acesso a Pasárgada com aumento do deslocamento dos moradores em cerca de 1,2 Km e presença de pilhas de estéril (terra que a mineradora tira da cava) ao longo da via.

Durante o encontro, a diretoria da Aspas apresentou também o andamento do processo de diálogo com a Vale e as medidas que foram e estão sendo tomadas até agora pela associação e comunidades vizinhas, reunidas na Associação dos Condomínios Horizontais (ACH), para fazer frente a essa iniciativa. “Este é o momento de nos mobilizarmos para conseguir mudanças necessárias neste projeto. A Vale entrou com o pedido de Licença Prévia para a expansão. Esta solicitação da empresa deve ser julgada pelos órgãos públicos competentes no prazo de um ano. Temos que correr contra o tempo para conseguir reverter o processo de degradação da região. Assim, o engajamento de todos nessa campanha para proteção de Fechos é muito importante”, alertou o presidente da Aspas, Chico Mendonça.

Para isso, além de buscar o apoio do Legislativo nesta causa, as lideranças locais pretendem envolver a sociedade nesta luta disseminando nas redes sociais e imprensa diversas campanhas de conscientização sobre a importância da preservação da EEFechos, reforçando e apoiando o movimento “Fechos, eu cuido!”. Entre para a nossa comunidade no Facebook (Condomínio Pasárgada Aspas) e para a comunidade Fechoseucuido Nova Lima , acompanhe também o site http://www.fechos.org.br/.  Colabore, divulgue este espaço a todos os seus amigos, poste comentários e fotos, denuncie ações que estejam degradando esta importante área de proteção ambiental.

“A mobilização da sociedade será fundamental na preservação do meio ambiente e na manutenção da qualidade de vida na região. A Vale tem uma atuação muito forte, mas com a contribuição de cada um, acreditamos que conseguiremos bons resultados”, avalia Chico Mendonça.

Não deixe de se engajar nesta luta. Contamos com cada um de vocês!

Em breve divulgaremos novas ações que estão sendo planejadas para intensificarmos a campanha pela proteção de Fechos. Aguardem!