Após cinco meses tentando, junto ao gabinete do dep. Fred Costa (PEN), agendar audiência pública na Assembleia Legislativa de MG para tratar sobre o Projeto do Lei 3.512/2012 que propõe a expansão de Fechos, soubemos, através de assessores parlamentares, que não haverá a audiência. O motivo? “O presidente da comissão de Meio Ambiente, deputado Célio Moreira (PSDB) e outros quatro deputados da comissão representam o segmento da mineração e não têm interesse em impedir a expansão da atividade mineraria no entorno de Fechos”.
Foi exatamente o que ouvimos, com todas as letras!!
Também tentamos agendar a audiência pública através da Comissão Especial das Águas, presidida pelo dep. Almir Paraca (PT), e o que tivemos como resposta? “A chance de aprovar aqui é mínima. A Comissão do Meio Ambiente não quer e nós não queremos criar animosidades com eles”.
Pois bem meus caros, ficamos a mercê de jogatinas políticas que privilegiam a boa relação entre os financiadores de campanha e os parlamentares que recebem recursos durante as eleições.
Fechos pede socorro! Uma região que abriga espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção e nascentes que abastecem de água cerca de 200 mil moradores da região Sul de Belo Horizonte, está sob a ameaça caso a Vale S/A ponha em prática a expansão do Complexo Vargem Grande. Essa expansão irá afetar de forma irreversível, através do aumento da Mina Tamanduá, as nascentes e a biodiversidade da Estação Ecológica de Fechos.
Ajude-nos a denunciar o descaso com que as Comissões que, na teoria, deveriam proteger o meio ambiente estão tratando do tema.
Fechos, eu cuido! E vocês, deputados?