Apos a aprovação da outorga na mina Mar Azul (antiga mina Rio Verde), ocorrida ontem, na Reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, ficou decretada a morte de mais um córrego em Nova Lima, desta vez é o córrego Fundo, este córrego nasce no Jardim Canadá ao lado da cerca do Parque do Rola Moça, (na mesma área em que nasce também o rio Arrudas), desce para o córrego de Fechos , desaguá no ribeirão Macacos que por sua vez cai no Rio das Velhas.
Estamos de luto pois alem de perder o córrego, perdemos trechos importantes de mata atlântica, que também serão suprimidos pelo empreendimento, junto com suas nascentes, afetando drasticamente o ribeirão Mutuca e Fechos.
Conselheiros das diversas instancias não bastam, é preciso que a população se mobilize mais e que impeça mais mortes no Vetor Sul da RMBH.
Como conselheira do CBH Velhas, gestora do SCBH Águas da Moeda e Conselheira do Parque do Rola Moça estou acostumada com derrotas e vitórias, mas ontem, quase perdi a esperança de ver nossos rios limpos e vivos, pois parece que não há mais água, não há mais floresta e não há homem que possa vencer a ganancia do setor privado. A COPASA e a VALE ganham com esta morte.
Perdemos um rio, mais peço à população apoio, pois só juntos poderemos proteger o que resta nas sub bacias: Rio de Peixes, Macacos, Cardoso/Cristais (Mutuca), nos municípios de Nova Lima Rio Acima e Itabirito, Raposos.
Simone Bottrel